quinta-feira, 25 de abril de 2013

A MINHA CIDADE

Enquanto a viola descansa ao ritmo das cordas que enferrujam  e o vento vai sacudindo roupa seca cansada de vestir e despir, a cidade vai crescendo lentamente com mil ideias e tecnologias sem fim. As chaminés só poluem nas noites frias de nevoeiro ou nas madrugadas incertas que o calendário determina. Deixo-me embalar pelos movimentos dos ramos das borracheiras que teimam em chegar à minha janela e abraço mais um fim de tarde cheio de vida.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

3 CURIOSIDADES SOBRE ENERGIA



A eletricidade não se move ao longo do fio mas através de um campo à volta do fio.

A luz do computador atinge-nos  a cerca de 300 000 km por segundo.
É economia energética desligar uma lâmpada fluorescente só se não for usada dentro da próxima hora, ou mais. Isto sucede por cauda da alta voltagem necessária para a ligar e desligar e pela redução da vida que a alta voltagem provoca.

sábado, 13 de abril de 2013

MINHA TERRA SILVESTRE

Esqueci os passos que dei, por caminhos velhos e silvados sem fim. Os comboios que passaram, os calores que vivi nos vales ancantados em que o meu mundo era um jardim.
Depois chegaram as nuvens, os trovões e granizo agreste, fui crescendo, andando sem rumo mas minha terra silvestre ... tu fizeste-me assim.

LIXO NAS PARAGENS? NÃO FAZ MAL ...

Na minha rua acontece de tudo. Agora uma porta andou uns metros, atravessou a rua e foi sentar-se no banco de uma paragem de autocarro. E os...