sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

RUI COSTA CAMPEÃO MUNDIAL DE CICLISMO


Com uma técnica perfeita, com a última tecnologia ao seu serviço, senhor de uma garra enorme, o campeão mundial Rui Costa enche todos os dias de orgulho todos os portugueses.
Parabéns Rui e obrigado pelas alegrias com que nos presenteias.

(um trabalho de Miguel Matos)

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

VIVER COM A POESIA

Com poemas acedemos ao mundo da alma e do espírito. O poeta é caraterizado pela sua capacidade de contatar realidades extremamente subtis e exprimem-nas  nas suas obras.
Mas a verdadeira poesia está em nós mesmos e é em nós que a devemos procurar.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

PENTEADO COLORIDO


Ando quase sempre com o cabelo de pé. Isto de sonhar com lobos na infância, arruinou-me o penteado para a vida toda. E como se isso não bastasse surgem-me por todo o lado madeixas brancas de um branco incomparável que não me prometem grande futuro.
Pintar o cabelo é uma solução ... mas manter a cabeça no lugar ...

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

POEMA PRIMAVERA


Já tinha saudades de ti
De te ouvir ... oh andorinha
De te ver voar na minha rua
De te sentir  à tardinha
 
Chegas com a primavera
A este destino que é a vida
Passo o ano à tua espera
Ave de longe, minha amiga

OLHAR PROFUNDO


domingo, 8 de setembro de 2013

AO SOM DO ACORDEÃO

É fim de tarde neste final de verão. Tudo repousa neste domigo tranquilo. Ouço um acordeão murmurando saudades e sofrimento, enquanto passa um carro pouco apressado. O Tejo desliza suavemente passando as pontes, procurando o mar, na ânsia disfarçada de encontrar novas aventuras.
No poente vão arrefecendo os laranjas dos últimos raios solares e o vento aguarda sinais da lua para aparecer. Perco-me no voo rasante de um pombo que passa entre os prédios e deixo-me ir por entre a nuvem cheia de solidão que mora por cima da minha janela.

sábado, 25 de maio de 2013

PARA ONDE VAMOS!


Os tempos mudam. As estações do ano sucedem-se. Os altos e baixos as magras e as gordas alternam-se e continuamos a manifestar admiração por os acontecimentos serem imprecisos e infitefentes ao tempo que passa.
Agitam-se as caravelas em mares revoltos, afinam-se as espadas para defender novas ideias e no meio de tudo isto ... a vida vai passando.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

NÃO FAÇAS DE CONTA ...

Cheira esse mar que te formou
Entre areias ... entre marés
Aquece com o amor que te dou
Não te esqueças de quem és

quinta-feira, 25 de abril de 2013

A MINHA CIDADE

Enquanto a viola descansa ao ritmo das cordas que enferrujam  e o vento vai sacudindo roupa seca cansada de vestir e despir, a cidade vai crescendo lentamente com mil ideias e tecnologias sem fim. As chaminés só poluem nas noites frias de nevoeiro ou nas madrugadas incertas que o calendário determina. Deixo-me embalar pelos movimentos dos ramos das borracheiras que teimam em chegar à minha janela e abraço mais um fim de tarde cheio de vida.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

3 CURIOSIDADES SOBRE ENERGIA



A eletricidade não se move ao longo do fio mas através de um campo à volta do fio.

A luz do computador atinge-nos  a cerca de 300 000 km por segundo.
É economia energética desligar uma lâmpada fluorescente só se não for usada dentro da próxima hora, ou mais. Isto sucede por cauda da alta voltagem necessária para a ligar e desligar e pela redução da vida que a alta voltagem provoca.

sábado, 13 de abril de 2013

MINHA TERRA SILVESTRE

Esqueci os passos que dei, por caminhos velhos e silvados sem fim. Os comboios que passaram, os calores que vivi nos vales ancantados em que o meu mundo era um jardim.
Depois chegaram as nuvens, os trovões e granizo agreste, fui crescendo, andando sem rumo mas minha terra silvestre ... tu fizeste-me assim.

terça-feira, 26 de março de 2013

PONTE VASCO DA GAMA - LISBOA

As tardes do final de março suportam nuvens que se vão transformando em cada momento. As estruturas de aço da ponte vão baloiçando em movimentos definidos pelo vento que sopra do mar. E crescem chaminés que aproveitam o cinzento para lançar fumos retidos na espera do desconhecido. E no tabuleiro passam mosquitos indiscretos no sentido norte e sul.

sábado, 16 de março de 2013

A ENERGIA É O QUE MAIS VALOR TEM NO MUNDO

A energia é o que há de mais valioso no mundo. Já não é o ouro, o amor, a saúde ou mesmo o tempo. Lutamos todos os dias no sentido de conseguir energia para viver. O universo é energia pura e o nosso corpo apenas um pedacinho de energia organizada. A energia está em todo o lado e corre dentro de nós.
O que mais queremos e precisamos é de energia!

sexta-feira, 1 de março de 2013

A MATEMÁTICA É MAGIA

Eu não sei o que fazer
Com a matemática
Sei que não consigo viver
Com tanta teoria
E tanta prática

Mas... mesmo contrariado
Vou estudando acompanhado
Para longe chegar!

Que venham conjuntos
E geometria
Venham funções
E trigonometria

Que venham números racionais
Outros ditos naturais
A matemática é ... MAGIA ...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O QUE SÃO COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS?

Os combustíveis fósseis foram criados quando, há milhões de anos atrás, a matéria orgânica deteriorada foi comprimida no subsolo sofrendo um conjunto de alterações físico-químicas.

Como combustíveis fósseis temos: o petróleo, o gás natural e o carvão. Estas fontes de energia (também denominadas por fontes de energia convencionais, por serem as mais utilizadas em todo o mundo), têm reservas que não se renovam, uma vez que é necessário muito tempo para as repor. A sua queima provoca por outro lado efeitos ambientais aos quais devemos estar atentos (como por exemplo o efeito de estufa) com consequências ao nível do clima e da saúde publica.

É fundamental utilizar estes combustíveis de forma racional uma vez que a maioria das actividades que realizamos ao longo do nosso dia-a-dia dependem deste tipo de combustíveis. O desenvolvimento da sociedade moderna assentou, após a revolução industrial do século IXX. Se não fossem os combustíveis fósseis seria muito difícil termos a mesma qualidade de vida que temos hoje.

O QUE SÃO PAINÉIS SOLARES?

Os painéis solares são, dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. O dispositivo também é conhecido como “Painel Solar Fotovoltaico”.
A composição de um painel solar consiste em células fotovoltaicas, estas com a propriedade de ter sensibilidade de absorver a energia solar e gerar a eletricidade em duas camadas opostas.

COMO FUNCIONA UM MOINHO/GERADOR EÓLICO?

O gerador eólico é um equipamento capaz de transformar a energia cinética do vento em movimento giratório de um eixo. São hélices, em geral. Esse eixo aciona um gerador de energia elétrica. O gerador é o inverso de um motor elétrico.

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS DE TABULEIRO NA ESCOLA

Os jogos de tabuleiro são importantes para exercitar a mente, desenvolvendo o raciocínio, a concentração e a criatividade. Além de auxiliar na área cognitiva eles auxiliam também na questão disciplinar.
As regras bem definidas de cada jogo contribuem para criar o hábito de atenção às regras, de forma geral. Sem perceber, o aluno predispõe-se para cumprir regras que são comuns a todos e a respeitar o direito do outro.
Outro fator importante nas partidas é que os alunos aprendem a competir de forma saudável. Aprendem que nem sempre é possível ganhar e que as derrotas servem para repensar os erros acontecidos durante a partida. Redefinem novas estratégias para que os obstáculos possam ser vencidos semelhantes aos obstáculos que enfrentamos na vida cotidiana.
Elaborar um tabuleiro em Educação Visual e construir as peças e as regras em Educação Tecnológica é uma boa ideia.
 
adaptado da net

REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA E AMBIENTE - 6ºL

Trabalho individual, pares ou grupo de 3 alunos. Possíveis temas a explorar: 1 - O que é a sustentabilidade ambiental? 2 - Eu sou um aluno(a...