quarta-feira, 31 de outubro de 2012

MEDIR O TEMPO


O tempo é uma grandeza que todos valorizamos. A nossa idade depende do número de translações em volta do sol (365 dias). Os semáforos têm intervalos de tempo que permitem escoar o trânsito da forma mais adequada (alguns segundos). O tempo de uma aula é respeitado por todos (50 minutos).

Nos dias de hoje todos temos horários a cumprir e, tão atarefados andamos, que nem damos conta do tempo a passar.

Se o relógio do semáforo não funcionar corretamente o trânsito pára, se o relógio da escola tiver a pilha fraca as aulas duram menos de 50 minutos e às tantas ninguém se entende, se os cronómetros de uma prova de ciclismo não forem rigorosos até às centésimas de segundo, por vezes, não é possível detetar um vencedor …

Antigamente usa-se o relógio de sol (sol), ampulheta (areia), clepsidra (água) … mas hoje esses instrumentos não poderiam ser utilizados. Com eles andaríamos sempre muito carregados e atrasados. Nos dias de hoje são muito importantes as medidas rigorosas, por isso usamos relógios analógicos ou digitais, no pulso, no telemóvel …

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

A HISTÓRIA DO GALO GALIMEDES

O dia começa com o primeiro avião, ali pelas 6.20. Quem tem o sono leve já não volta a dormir. Assim acontecia com o galo da quinta, o Ganim...